janeiro 14, 2012

Os rituais

Quando uma sociedade perde a necessidade e a memória dos rituais, entra em decadência, perde referências.
Ir, em grupo, assistir a um espetáculo é, simultaneamente, cumprir um ritual em que libertamos as nossas tensões diárias (catarse) e um ato de cultura de que se aprende a gostar!, indo ao encontro de memórias que ajudam a preservar a  nossa identidade ancestral e nacional. Neste caso, ver desfilar perante os nossos olhos, tão perto!!- a sala era pequena..- a "representação" do nosso passado, através de temas  sempre atuais: o Amor, a Liberdade, a Traição, a Morte.

Busto de Almeida Garrett, no átrio do Teatro D. Maria II
(Por "maleita", não pude assistir ao final da peça. Para compensar, permitiram que eu tirasse uma foto que testemunha a presença.)

As atrizes, retirado do programa

Quero deixar aqui expressa a minha profunda satisfação pelo número de alunos que pôde estar presente; e salientar a maturidade e sensibilidade que revelaram. Foi muito bonito e gratificante ver a sala cheia de jovens da "minha" escola: a António Arroio. Esta atitude faz com que sinta renovadas a vontade e confiança para repetir!!
A companhia dos professores Ana A., Alexandra e Dionísio (que não foram tomar conta!!) contribuiu para que esta experiência tenha sido tão agradável.

Sem comentários:

Enviar um comentário